Assinatura RSS

A r i s t ó c l e s: vulgarmente conhecido como Platão

Publicado em

Platão nasceu em Atenas em 428-7 a.C. e morreu em 348-7 a.C. Essas datas são bastantes significativas: seu nascimento ocorreu no ano seguinte ao da morte de Péricles; seu falecimento deu-se dez anos antes da batalha de Queronéia, que assegurou a Filipe da Macedônia a conquista do mundo grego. A vida de Platão transcorreu, portanto, entre a fase áurea da democracia ateniense e o final do período helênico: sua obra filosófica representará, em vários aspectos, a expansão de um pensamento alimentado pelo clima de liberdade e de apogeu político Filho de Ariston e de Perictione, Platão pertencia a tradicionais famílias de Atenas e estava ligado, sobretudo pelo lado materno, a figuras eminentes do mundo político. Sua mãe descendia de Sólon, o grande legislador, e era irmã de Cármides e prima de Crítias, dois dos Trinta Tiranos que dominaram a cidade durante algum tempo. Além disso, em segundas núpcias Perictione casara-se com Pirilampo, personagem de destaque na época de Péricles. Desse modo, se Platão em geral manifesta desapreço pelos políticos de seu tempo, ele o faz como alguém que viveu nos bastidores das encenações políticas desde a infância. Suas críticas à democracia ateniense pressupunham um conhecimento direto das manobras políticas e de seus
verdadeiros motivos.

A República

Epistemologia: Teoria das Ideias

Alegoria da Caverna

View this document on Scribd

PLATÃO. Livro VII. In: A República. Tradução de Enrico Corvisieri. São Paulo: Nova Cultural, 1997

A caverna de Saramago

Fragmento do documentário “Janela da Alma”.
Leia “A Caverna” de José Saramago.

Matrix e a Filosofia

Bem-Vindo ao Deserto do Real

Saiba mais sobre o Filósofo – Slovoj Zizek

Assista o documetário Return to the Source – Philosophy and the Matrix

Obs: O áudio está em inglês… estou procurando colaboradores para traduzir… se alguém ajudar eu me proponho a colocar legenda.

Bibliografia Básica.

Download – O Mito da Caverna ou Alegoria da Caverna (In: MARCONDES, D. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Zahar, 1997. ).
Download– PLATÃO. A República. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1965. 1v. Clássicos Garnier. (Livro I até IV)
Download – PLATÃO. A República. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1965. 2v. Clássicos Garnier. (Livro V até X)
Anúncios

Sobre Sanabria

No registro consta José Roberto, mas vulgarmente conhecido por Sanabria, muito prazer. Sou professor de Filosofia, Músico e Publicitário. Continua no próximo episódio... San

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: