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Estrutura Platônica

Publicado em

República, de Platão

Πολιτεία — A República — é um dos mais importantes diálogos platônicos ditos “da maturidade”. É o mais conhecido dos diálogos de Platão e, de longe, o mais influente, tanto na filosofia, quanto na teoria da educação e na teoria política. É neste diálogo que Platão discute a cidade ideal, governada por um “rei-filósofo”, a educação do filósofo e dos cidadãos, e também a célebre alegoria da caverna (514a-517b), com a qual ilustra sua “teoria das formas” (com frequência traduzida, erroneamente, para teoria das idéias), sobre o mundo inteligível e o mundo sensível.

Resumo

A cena se passa na cada de Polemarco, no Pireu. Participantes: Sócrates, Céfalo , Trasímaco, Glauco, Adimanto, Polemarco, Clitofonte; Carmântides, Lísias, Eutidemo e Nicerato estão presentes, mas não falam. O diálogo é narrado pelo próprio Sócrates, no dia seguinte, aos seguintes interlocutores: Timeu, Hermócrates, Crítias e talvez a um outro, desconhecido.

O diálogo é bastante longo e é, tradicionalmente, dividido em 10 “livros”; a maioria dos eruditos segue, no entanto, a divisão baseada no texto grego, em três partes:

Primeira parte

327a—328b. I. A descida ao Pireu
328b—331d. C éfalo: a justiça da velha geração
331e—336a. Polemarco: a justiva da geração intermediária
336b—354c. Trasímaco: a justiça do sofista

Segunda parte

357a—369b. II. Pergunta: a justiça é melhor que a injustiça?
369b—376e. A gênese da pólis
376e—412b. A educação dos guardiães
412b—427c. III. C onstituição da pólis
427c—445e. IV. A justiça na pólis
449a—471c. V. União somática entre a pólis e os helenos 471c—502c. O governo dos filósofos
502c—521c. VI. A forma do “bem”
521c—541b. VII. A educação dos filósofos

Terceira parte

543a—550c. VIII. Timocracia
550c—555b. Oligarquia
555b—562a. Democracia
562a—576b. Tirania
576b—592b. IX. Resposta: a justiça é melhor que a injustiça
595a—608b. X. Rejeição da arte mimética
608c—612a. Imortalidade da alma
612a—613e. Recompensas da justiça durante a vida
613e—631d. Julgamento dos mortos

Manuscritos, edições, traduções

Partes do diálogo têm sido traduzidas para o português desde 1849(Joaquim José A. Silva Monteiro), pelo menos. Traduções do texto integral: Maria Helena Rocha Pereira (1972), Carlos Alberto Nunes (1973?), Elísio Gala (2005), Anna Lia de Almeida Prado (2006).

Fonte: http://greciantiga.org

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Interpretações reacionárias e revolucionárias da política platônica

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Sobre Sanabria

No registro consta José Roberto, mas vulgarmente conhecido por Sanabria, muito prazer. Sou professor de Filosofia, Músico e Publicitário. Continua no próximo episódio... San

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